04/11/2015

Dicas - Blogueiras iniciantes #RaiEveryday4

Oi amores, tudo bom?

No post de hoje eu vou dá algumas dicas pra quem é novo nesse mundo de blog, antes de tudo quero dizer que também sou nova aqui, tenho apenas 2 anos nesse universo de blogueiras, mas com o pouco tempo que estou aqui aprendi muita coisa. Nas dicas eu vou dizer a MINHA OPINIÃO, li muitos posts nesse estilo, e muitos tinham dicas que sinceramente, não precisa para uma blogueira iniciante, as vezes o povo exagera até na forma de falar, então vou falar dicas básicas, mas que farão total diferença para você e para seus leitores, e com o tempo a gente vai melhorando!


 Fale de um assunto que você realmente ame.

Não adianta falar de maquiagem se você não gosta, não adianta falar de livros se você não ler, por tanto fale de algo que goste mesmo e seu blog não será apenas um "trabalho" e sim um lazer.


 Escolha o nome de acordo com os assuntos que você irá abordar no seu blog.

Não adianta colocar seu nome com "makeup" se você não vai falar de maquiagem né? Por isso que indico sempre colocar o seu próprio nome pois poderá falar de assuntos diversos, mas se tem algum nome mais criativo e que "combine" com o seu blog, aproveita!


 Tenha um layout mais clean, nada muito chamativo e "poluído".

Não gosto de layouts (o visual do blog, a "roupa" do seu blog) muito colorido, muito chamativo, que cansa nossa visão e tira toda a atenção do post para quem ta lendo. Eu já tive muitos layouts, mas todos que tive eu baixei de "grátis" na internet, mas se pode investir nisso, contrata alguém para fazer um layout do jeitinho que quer, várias empresas trabalham com isso, mas é meio carinho (já vi empresas que o layout mais básico é em torno de 2.000 reais), mas também tem empresas com preços menores, tipo 150,00/300,00 reais. O meu, foi eu que "meti a cara" e fiz!
 Não escreva posts com muita cor.

Não tem nada mais chato do que você ler um post com cada parágrafo escrito com uma cor. Isso cansa a visão de quem tá lendo, as vezes o assunto é até interessante, mas a leitura não é gostosa.
Já vi muitos blogs que faziam posts muito coloridos, tipo cada parágrafo com uma cor, e isso cansa muito a visão de quem ler, por tanto escreva com a letra normal (preta) e se quiser destacar alguma palavra, ai você poderá usar uma cor mais "chamativa".


 Tenha dias certos para seus posts (e quem conseguir, até hora certa).

Separe os dias certos para as postagens do seu blog e cumpra com esses dias, se conseguir publicar sempre na mesma hora também é legal (não consigo publicar sempre na mesma hora porque é meio corrido os horários para mim, mas eu tento).


 Não escreva muita coisa desnecessária e use imagens.

Não adianta ter um maior "blá blá blá" no post que não tem nada haver com o assunto que o post está abordando.


 Use imagens com uma boa qualidade.

Não estou dizendo pra ter a melhor câmera e nem o melhor celular, quero dizer que você procure usar imagens com uma qualidade legal, você pode até achar na internet, e também pode pedir a câmera ou celular de um amigo ou parente emprestado, com o tempo você poderá investir em equipamentos melhores.


 Não copie NADA dos blogs de outras pessoas.

Plágio é crime! Já aconteceu de roubarem posts meus e eu fiquei extremamente irritada. Roubaram tudo ... fotos, minha opinião, tudo, tudo! Do que adianta fazer um post e não ser a sua opinião? O seu gosto? Por isso, faça o SEU post, com suas palavras, sua opinião, suas imagens (claro que pode pegar imagens ou algo da internet, mas você tem que dizer a fonte (de onde pegou)).
 Procure sempre novidade.

Entre em sites, pesquise em redes sociais, conversa com seus amigos, e procura sempre está por dentro do que está na "boca do povo" e procure ficar por dentro de cada assunto que esteja relacionado ao "tema" do seu blog. E peça a opinião dos seus leitores para saber o que eles querem ver no blog.


● Não fique louca por parcerias com loja/empresa.

É legal receber coisinhas de loja? CLARO! Mas não fica mandando mil e um email pedindo parceria, sendo ignorada e "humilhada". Já aconteceu de eu mandar email para lojas e simplesmente ignorarem, ou não aceitar, cada loja tem seu modo de parceria. Por tanto, calma! Cada coisa tem seu tempo.


 Aprenda a aceitar críticas construtivas e as críticas maldosas simplesmente finja que não leu.

Recebeu algum comentário tipo "a imagem ficou um pouco ruim, não consegui ler o que tinha na foto", aceita o comentário, pede desculpas e no próximo post procura melhorar! Recebeu algum comentário tipo "ficou muito feio, você não sabe fazer, pra quê inventa?" simplesmente IGNORA, e APAGUE o comentário, infelizmente existe gente que entra nos blogs somente pra criticar!


● Divulgue muito o seu blog, principalmente nas redes sociais.

Quer seu blog bem visualizado? Divulga! Use suas redes sociais, pede para os amigos divulgar também! Faça o que pode.


 Se poder "investir" mais um pouquinho no blog, compre o domínio (.com.br) e mande fazer cartões de visitas para divulgar.

Domínio nada mais é que retirar o "blogspost" ou "wordlpress" (depende de qual plataforma fez o blog) do link do seu blog e colorar somente o ".com" ou ".com.br" e também colocar ou retirar o "www" do início. Isso custa em torno de 30,00 reais por ano, não é muito caro, mas nada que tipo, "PRECISO DISSO URGENTE"! Eu por acaso, não tenho, ainda!


 Seus leitores são acima de tudo, seus amigos!

Tratem eles com carinho, nada de ignorância, falta de respeito e mal educação! Tinha prometido algo e não cumpriu? Peça desculpas! Eles merecem explicações. Responda comentários, emails, nas redes sociais .. o seu blog não será nada sem seus leitores!


 Fale sobre você.

Não é por que seu blog é sobre um tema específico que você só vai falar daquilo em si! Eu por exemplo, tenho o blog sobre o mundo feminino em geral, mas claro que eu falo sobre mim, os leitores tem que "conhecer" quem escreve aquilo, quem é essa pessoa que faz esses posts!


 Divulgue blogs que você gosta.

Você não ficaria feliz de ver algum blog divulgar o seu? Primeiro que mostrará que ele gosta do seu trabalho e segundo que ajudará você crescer mais ainda com seu blog. Por tanto, faça posts falando dos blogs que você acompanha.


 E O PRINCIPAL: Confie no seu potencial!

Você quer? Você pode! Confia no seu trabalho, faça tudo com dedicação e carinho que as coisas boas voltarão para você. Tudo que é feito com amor da certo, por isso, só faça ou fale do goste, do que se sente bem!


Bom gente, essas são minhas dicas para vocês. Como disse, já li posts no mesmo estilo falando coisa que eu simplesmente não concordo, por exemplo "atrasou com post, não precisa fazer maior blá blá blá pedindo desculpas, simplesmente poste o novo post" e eu não concordo que tem que ser assim, como eu falei acima "nossos leitores são nossos amigos". Espero não ter esquecido de falar nada para vocês, acho que disse todas as dicar necessárias para quem tá iniciando nesse "novo mundo". Espero que tenham gostado, como sempre, foi feito de coração.
                                                                                                                                     Beijos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário