06/12/2017

Cronograma capilar - O que é? Qual a função? Quem pode fazer? Como funciona ? Como fazer? O que precisa?

Oi amores, tudo bom?

Quem é por dentro das novidades sobre cabelo provavelmente já viu alguém falando sobre cronograma capilar. Se vocês já acompanham o blog a um tempo sabem que eu não entendo e não sou muito entendida quando o assunto é cabelo, mas ultimamente eu tenho pesquisado MUITO sobre, e consequentemente, tenho adorado cuidar mais do meu próprio cabelo. Estava conversando com minha prima esses dias e entrei no assunto "cronograma capilar". Ela sabe muita coisa sobre porque ela faz e pesquisa já a bastante tempo, e depois de ver muitas coisas na internet eu resolvi fazer também. Quero muito compartilhar tudo com vocês, por tanto, teremos muitos posts sobre cabelo. MAS, antes de começar a mostrar a vocês como eu estou fazendo esse processo resolvi fazer esse post bemmmm explicadinho pra quem não sabe nem o que é cronograma capilar, muito menos como faz. Então chega de blá blá blá e confiram o post!

O que é? Para manter os nossos cabelos saudáveis, precisamos de três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução. O cronograma capilar é, basicamente, fazer uma agenda com esses cuidados de acordo com as suas necessidades, para que os fios tenham todos os nutrientes que precisam.

• Qual a função? Recuperar os fios e mantê-los sempre com vida.

Quem pode fazer? Qualquer pessoa pode fazer, em qualquer tipo de cabelo pode ser feito o cronograma capilar.

Como funciona? Antes de tudo vocês precisam saber do que seu cabelo mais precisa, se é de hidratação, nutrição ou reconstrução. E pra saber é só vocês fazerem o teste de porosidade que nada mais é que vocês pegarem um fio do seu cabelo e colocar dentro de um copo cheio de água e observar o seguinte:



Como fazer? Se vocês fizeram o teste de porosidade que mostrei anteriormente é só vocês montarem o seu cronograma de acordo com suas necessidades. Para montar seu cronograma vocês tem que ter em mente que seu cabelo precisa ser lavado 3x na semana e entre uma etapa e outra do cronograma vocês tem que deixar no mínimo um intervalo de 48hrs. Agora é só montar sua agenda de cronograma aumentando a quantidade da etapa que seu cabelo acusou que precisa no teste anterior.

Obs: Tem muitos cronogramas capilares prontos na internet, caso vocês não queiram fazer o teste de porosidade, vocês podem observar a imagem abaixo e verem em qual tabela seu cabelo se encaixa! 



Meu cronograma | Meu teste de porosidade acusou falta de hidratação, então peguei a primeira tabela da imagem anterior e acrescentei mais uma hidratação! E ficou assim:



O que precisa? Basicamente de shampoo e condicionador normal e uma máscara para cada etapa, ou seja, uma máscara para hidratação, uma máscara para nutrição e uma máscara para reconstrução.

Agora que vocês já sabem direitinho todo o processo do cronograma capilar, vou falar mais detalhadamente sobre cada etapa: hidratação, nutrição e reconstrução!

Hidratação | Responsável por fazer a reposição hídrica (água) na fibra capilar.

> Extratos vegetais (plantas ou frutos);
- Pantenol;
- Glicerina;
- Aloe Vera;
- Silicones;
- Vitaminas;
- Mel e açúcares;
- Colágeno;
- Proteínas hidrolisadas de milho, arroz, soja ou seda.


Função da hidratação: trazer o efeito de maciez, maleabilidade e suavidade para os cabelos.

Nutrição | Responsável por fazer a reposição lipídica (oleosidade) na fibra capilar. 

> Óleos vegetais (óleo de argan, girassol, macadâmia, monöi, ujon, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça, oliva);
- Manteigas vegetais (karité, cupuaçu, murumuru, cacau, abacate);
- Ceramidas;
- Proteínas hidrolisadas;
- Tutano.

Função da nutrição: trazer o efeito de sedosidade e brilho para os cabelos, além de eliminar o frizz e dar peso aos fios.

Reconstrução | Responsável por fazer a reposição de proteína na fibra capilar.

- Queratina;
- Creatina;
- Arginina;
- Cisteína;
- Colágeno;
- Proteína hidrolisada do trigo;
- Aminoácidos.

Função da reconstrução: fechar a cutícula e procura repor parte do córtex perdido dos fios.

E é isso meus amores, isso é tudo que vocês precisam saber sobre o cronograma capilar! Esse mês ainda vai ter um post falando mais sobre meu cabelo, as mudanças, projetos, enfim, muita coisa e também vai ter post falando mais detalhadamente sobre o MEU cronograma.
Beijos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário