26/12/2018

Resenha literária - Eu estive aqui (Gayle Forman) #porvocês

Oi amores, tudo bom?

Ai que saudade que estava de ler novos livros e resenhá-los para vocês; ler, é sem dúvidas uma das coisas que mais gosto de fazer, a qual eu me concentro e aproveito mais minha própria companhia. A resenha literária de hoje é do livro Eu estive aqui, de uma autora queridinha minha, a Gayle Forman. Espero que gostem!


Sinopse:

          Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?
          A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos.
          Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida.
          Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.
          Desde pequenas, Cody e Meg são inseparáveis. Elas sempre planejaram deixar a cidadezinha onde moram, em Washington, e estudar juntas em Seattle. Porém, tudo muda quando Meg consegue uma bolsa integral de uma faculdade prestigiada e vai embora sozinha. Sem a mesma sorte, Cody ca presa na cidade, fazendo faxinas para ajudar nas despesas domésticas.
          O destino das duas parece selado, até que Cody recebe a pior notícia de sua vida: Meg se matou. Com uma meticulosidade macabra, sua melhor amiga encomendou um veneno com um alto nível de e cácia e escreveu e-mails a familiares e amigos, programando o envio para depois de sua morte, de forma que ninguém interferisse na decisão fatal.
          Por mais que se esforce, Cody não consegue entender por que Meg se suicidou. Quando começa a investigar o que há por trás da morte, ela logo depara com o culpado perfeito: Ben McCallister, o músico metido a galã que vai para a cama com o maior número possível de garotas. O cara que era amigo de Meg e que a abandonou depois de transar com ela.
          Contudo, com o tempo, Cody percebe que a questão é muito mais complexa do que uma decepção amorosa. Suspeitando de uma frase enigmática do bilhete de suicídio da amiga, ela mergulha num universo virtual obscuro e sedutor e descobre um lado sombrio da própria mente, que a assusta, mas, ao mesmo tempo, a ajuda a lidar com a morte da amiga. Quanto mais avança na investigação, mais Cody percebe que, para seguir com sua vida, precisa perdoar Meg e, o mais importante, perdoar a si mesma.

Sinopse do site: Editora Arqueiro.


 Informações:

Seu título original é "I was here", um livro de brochura que foi lançado pela Editora Arqueiro dia 15.06.2015 e traduzido por Fabiano Morais; possui 240 páginas e uma leitura bem particular da Gayle Forman, quem já leu outros livros dela conhece essa particularidade dela. Uma leitura gostosa, que prende o leitor!


 Gayle Forman:

Começou sua carreira entre as letras como jornalista, mas, aos 34 anos, ingressou no mundo dos livros. É autora dos best-sellers Se eu ficar e Para onde ela foi, além de outras obras de sucesso. Eu estive aqui já teve os direitos negociados para o cinema. Atualmente, Gayle mora no Brooklyn com o marido e as filhas.


Minha leitura

Como falei anteriormente, a Gayle tem uma forma única de me fazer prender a escrita dela, não sei se é por sempre possuir livros com histórias incríveis, ou simplesmente pelo jeito na qual ela escreve de forma fácil, apesar de sempre detalhar bastante os acontecimentos, eu amo, e ressalto isso sempre. Falei até em meu story do instagram (@raisabessa) o quanto estava "presa" nesse livro, não é atoa que em 2 dias eu "engoli" ele. Sobre o assunto do livro em si, como vocês já puderam ler na sinopse, fala sobre duas amigas que planejam a vida onde elas não iriam se separar mas, o destino sai um pouco diferente do que elas imaginavam, e entre essas diferenças acontece um suicídio e a outra amiga, vai investigar afundo o que fez a Meg cometer isso! Abordam assuntos bem atuais (infelizmente) e é bem impactante algumas coisas que acontece, como ela planeja sua morte, como as coisas acontecem, é real uma história que você quer MUITO saber o final e apesar de não ser "MEU DEUS, NÃO ACREDITO QUE FOI ISSO!" mostra muito a realidade na qual MUITOS fingem não ver.

Comprei ele no site da Saraiva e paguei R$ 17,90, aliás, um ótimo preço pra um livro com uma qualidade surreal, falo isso num geral (história, escrita, capa, autora, enfim).


Se tiverem a oportunidade de ler esse livro eu só peço que leiam! Vocês iram amar e aprender MUITO a valorizar muitos aspectos de nossa vida.
Beijos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário